sábado, 10 de fevereiro de 2007

Conheci-o assim, mas dizem os cartazes que o mundo mudou


De entre mil recordações

Cheguei num dia de calor com as mãos a tremer. Era mais a ansiedade que o nervosismo, afinal no início ia só aprender e observar. Engano! Aprender muito, trabalhar o que fosse possível mediante a imaginação e as sobras, tal era a dualidade de sentimentos ao fazer uma volta com a esperança que existissem assaltos, incêndios, pedaços caricatos de vida que dessem para preencher o espaço útil de um jornal de referência.

Ver a assinatura publicada pela primeira vez. Ouvir o editor explicar um erro cometido com a calma de quem, mesmo tendo o tempo às costas: planos, caracteres, “estamos em diferido”, sabe que no dia seguinte explica outro. A responsabilidade de ter o livro de estilo no canto da mesa. Ver o mundial na televisão nova da secção de desporto, sentada na cadeira do enviado especial (que mística, que privilégio). Cruzar-me, dia-a-dia, com os nomes que me habituei a ler e reconhecer pelos temas e pelo estilo. Ficar até ao fecho para ver as provas no painel e ir para casa com a sensação de que contribui. Hoje, contribui para o que será noticia amanha.

Assim foi ser estagiária do PÚBLICO. Assim foram três meses em que cumpri o sonho de levantar o telefone e dizer: “Tou daqui Paula Teixeira do PÚBLICO”.

À redacção do Porto.
À saudosa Página Hoje.
À secção local, porque não há amor como o primeiro.
Aos meus colegas estagiários, por partilharmos os mesmos medos, apesar das visões e ambições diferentes.
Mas, principalmente aos colegas de redacção que me fizeram sentir sempre assim, uma colega: a “madrinha” de cabelo encaracolado, obrigado pelos cafezinhos nas escadas; a “alma” – belos momentos de descontracção e charme; o “mestre”, um senhor, uma autoridade e um bom ouvinte; a “menina/senhora dos roteiros”, tanto jeito deram as dicas e tantos foram os olhares cúmplices e os meus editores sempre muito pacientes... O agradecimento de quem não esquece que pertenceu a uma equipa vencedora.


(O grafismo do jornal muda na segunda-feira, dia 12 Fev/07. Este texto foi escrito em Setembro/06)

Sem comentários: