quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Um Século de histórias para contar…


Como se chega a esta idade?

“Com calma e felicidade, menina”

Elisa Ferreira da Silva, a avó Lisa como carinhosamente é chamada, celebrou 100 anos de vida… Rodeada dos filhos e dos netos, contou o segredo da longevidade…

Pergunta obrigatória: “Como se chega a esta idade?”. Resposta imediata: “Com muita calma e muita felicidade, menina”. Elisa Ferreira da Silva nasceu a 18 de Agosto de 1911. A família nunca trocou Matosinhos e também foi neste Concelho que casou, teve os filhos e os netos que, agora, “porque os tempos mudaram muito”, também já andam por outros lugares…

Filha de António Ferreira da Silva e Maria da Silva Alves, a Dona Elisa conheceu o marido aos 16 anos. Ao pai chamavam “O General” mas ao se encantar de amores por Manuel Paiva Júnior – o Sr. Paiva, chefe dos Correios – nem a alcunha paterna impôs respeito e o casório deu-se em pouco tempo.

Esta é a memória, aos 100 anos de idade que mais tem presente: o momento em que decidiu ser esposa de Manuel Paiva Júnior. “Ele era barbeiro e passava na rua à porta da fábrica onde meu pai trabalhava e engraçou comigo… Eu engracei também… Casei antes de fazer 17 anos. Nessa época era assim. Hoje é que se casa muito tarde. As moças procuram outras coisas antes…”...

Sobre a alcunha do pai, já ajudada pela família que a rodeava em dia de festa, explicou que quando este trabalhava numa conserveira, liderou uma greve de funcionários que reivindicavam mais 20 reis. O patrão terá chegado e perguntado: “Quem manda aqui?” E António Ferreira da Silva terá respondido: “Eu”, sendo de imediato aclamado como “O General”.

Elisa Ferreira da Silva estudou antes de se dedicar por inteiro à vida doméstica e à família. As palavras atrapalham-se na boca na hora de explicar o nome da escola. Seria nas Escolas do Adro ou com a Dona Elvira, professora particular? Talvez ambas as situações.

Estão mais nítidos os passeios com o marido, os filhos e os netos que já vão em quantos? Façamos as contas… A avó Lisa tem: três filhos (“duas meninas” de 80 e 66 anos e “um rapaz” de 81), nove netos, 18 bisnetos e um trineto a caminho.

A maior alegria da Dona Elisa é vê-los por perto. Actualmente mora com uma filha mesmo no coração do Concelho de Matosinhos, mas já esteve em Leça da Palmeira com um neto. De Leça guarda muitas, “talvez das melhores de sempre”, recordações… “As idas à praia… Ai a praia. Ai a paisagem de Leça… Gostava mais de Leça antiga. Agora está moderno. É bonito, mas é diferente”.

A dedicação à família e os passeios foram sempre intervalados pelas horas passadas no quintal e de volta dos arranjos de flores. Para explicar melhor este passatempo, eis que as bisnetas Catarina Cândido e Ana Sofia Cândido se juntam à conversa… Viveram com a avó Lisa e foram responsáveis por muitas travessuras. “A avó arranjava as jarras e as flores e nós destruíamos a seguir”. Mas a serenidade da Dona Elisa nunca se abalava… “Nunca se zangou. Achava graça e fazia de novo”, completaram, antes de rematarem que “passar horas no quintal com a avó era muito bom, muito saudável e divertido”.

Ainda a propósito deste gosto por plantas e jardinagem, eis que a neta mais nova descobre outra das possíveis razões para a longevidade da avó Lisa: “Acordar cedo e ir tratar das flores. Deitar cedo depois de ter brincado com os netos enquanto todos ajudávamos a tirar ervas daninhas”, lembrou Fátima Cândido.

E por falar em brincar com netos e em travessuras… Outra das memórias presentes é uma ida à praia com os pequenitos. Todos usavam roupas iguais. Um deles decidiu fugir e lá vai a avó de barraca em barraca a mostrar a roupa do pequeno – na época com cinco anos, agora homem feito de 46 – e a desesperar por auxílio. “Isso é que foi chorar, menina… Nem imagina a aflição…”.

Atenta à entrevista/conversa de amigAs, está a irmã da Dona Elisa. Maria Fernanda Ferreira da Silva já conta com 92 anos de idade e ainda assim vem todos os dias a pé deste da Av. da República até França Júnior para fazer companhia à irmã e dar uma “folguita” à sobrinha que agora cuida e vive com a nossa matosinhense centenária.

Estará no sangue desta família algum segredo para tanta longevidade e boa disposição? “Não sei mas a vida cheia de felicidade e serenidade é capaz de ajudar”, confidenciou-nos a Dona Maria Fernanda.

E eis que surge mais uma revelação tanto dos tempos de mocinha nova como de namoro: “A mãe gostava muito dos bailes do Orfeão de Matosinhos… Era ou não era? Dançar muito…”, disse-nos Maria Joaquina de Paiva Cândido, confidenciando que tratar da mãe é “um gosto” porque com 100 anos continua “muito serena e tranquila”.

Diversão e alegria não faltaram no passado, nem agora. O dia de aniversário foi preenchido por passeios de manhã: Foz, Senhora da Saúde e Monte de S. Brás, onde todos os anos os Silva Paiva – ou “Generais” por herança do trisavô – faziam um pic-nic de família, foram os destinos de eleição. Para as 18 horas estava agendada uma missa de Acção de Graças na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, onde a avó Lisa casou e baptizou os filhos e netos. E para fechar em beleza o bolo seria aberto e os parabéns cantados num lanche-convívio, onde também participaram todas as gerações da família. (e EU… OBRIGADO!) O David, de um ano e dois meses, “o mais novo por enquanto” dividiu, com a aniversariante, as atenções em dia de festa.

“Sabe menina, sou capaz de morrer depressa agora, mas a verdade é que já vi de tudo e fui muito feliz, muito bem cuidada”, concluiu Elisa Ferreira da Silva com a sinceridade e a felicidade a brotar de dois grandes e lindos olhos azuis.

Morrer depressa? Essa agora?! Olhe que desej(o)amos vê-la e conversar de novo por muitos mais anos.

(+-)
Jornal de Matosinhos_Ago11
...

Sem comentários: