domingo, 17 de agosto de 2008

"A girafa que comia estrelas" (4)


(...)

Olímpia e Dona Margarida tornaram-se grandes amigas.
Todas as manhãs quando acordava, com a barriga cheia de estrelas, Olímpia enfiava a cabeça nas nuvens para procurar Dona Margarida.

Como as nuvens correm no céu, por vezes a grande velocidade, Dona Margarida viajava muito. Um dia estava em cima da savana, e no outro podia acordar em Luanda, em Lisboa ou até em Nova Iorque. Lá de cima, das nuvens, espreitava o mundo e tirava as suas conclusões:

“Os homens”, contou ela a Olímpia depois de pensar muito, “os homens são animais estranhos: vivem empoleirados uns em cima dos outros, em grandes galinheiros.
Estão sempre com pressa, correm o tempo todo, como formigas, de um lado para o outro, e acham que são felizes assim”.

Uma bela manhã Olímpia acordou e viu que não havia nuvens. Enquanto o sol brilhou o céu esteve sempre azul. No dia seguinte a mesma coisa e no outro também. Por onde andaria Dona Margarida? Passou-se um mês sem sinal de nuvens.


(…)
...
JOSÉ EDUARDO AGUALUSA
...
Olá pequena estrela… Falta um mês… Humm… Talvez mais ou talvez menos para conheceres o solinho do céu. Como tens um nome já, já há muitas pessoas que te conhecem e falam e planeiam e chamam por ti. Tenho uma notícia muito boa para nós: já tens um carrinho pretinho muito bonitinho. Vamos puder passear muito e conhecer histórias e ver coisas bonitas… Continuo a dar-te as boas-vindas assim… Ah e também falo contigo porque a mamã diz que já reconheces sons. Até já estrelinha da tia…
...

Sem comentários: