quarta-feira, 14 de novembro de 2007

(está quase...) NICOLINAS 2007 (nº 15)

«
Exposição "Ser Nicolino" promove sugestão de candidatura das Nicolinas a Património da Humanidade
A exposição de fotografia "Ser Nicolino", da autoria de José Bastos, está patente no Vira Bar - Cervejaria/Restaurante, de 13 de Novembro a 8 de Dezembro, numa iniciativa conjunta da associação Tertúlia Nicolina e daquele estabelecimento comercial. Associando-se aos seculares festejos, o Vira Bar disponibiliza também aos clientes uma "Ementa Nicolina", concretizando assim uma sugestão apresentada na conferência/debate promovida pela Tertúlia Nicolina aquando da ExpoGuimarães e subordinada ao tema "As tradições culturais enquanto elemento turístico e de desenvolvimento. Nicolinas: O que fazer com este património? Que valor Turístico?".

De igual modo, são distribuídos aos vimaranenses e aos turistas os marcadores de livros editados pela Tertúlia Nicolina para promover a sugestão de candidatura das "Nicolinas a Património Oral e Imaterial da Humanidade: um objectivo estratégico".
O conjunto de fotografias em exposição do Vira Bar, a preto e branco, ilustra momentos das Festas Nicolinas de 2000 em que José Bastos, através da objectiva, fez um registo artístico - imprimindo também uma componente jornalística - de várias fases dos preparativos e dos números das Festas Nicolinas. Trata-se de um olhar e de uma óptica, que extravasa o mero registo fotográfico, procurando evidenciar através da imagem o ser e o sentir dos Nicolinos.
Além das fotografias, a exposição integra vários objectos relacionados com as Festas Nicolinas. Segundo Diogo Leite Ribeiro, Presidente da Tertúlia Nicolina, esta iniciativa "é mais um contributo da associação para a promoção das Festas Nicolinas e da sugestão de candidatura a Património Oral e Imaterial da Humanidade, desta vez num contexto diferente do habitual, procurando atingir públicos diversos".
Para Miguel Cardoso, sócio-gerente do Vira Bar, a abertura do estabelecimento de restauração a este tipo de eventos decorre da "constatação que a sociedade civil em geral e os empresários em particular também devem participar e contribuir para a divulgação das tradições culturais".
A exposição está patente no Vira Bar Alameda de São Dâmaso, nº 27, Guimarães, até ao dia 8 de Dezembro.
»
...

Depois de ver uma caixa de mail que raramente consulto, surgiu um novo impulso digno de registo...
Consultada a newsletter da Associação Nicolina, e cumprida a sugestão de consulta do site, novo copy/paste impulsivo.
Mas as novidades e as notícias estão longe de se ficar pelo Vira Bar (publicidade não paga) por isso segue o registo que gerou o impulso: http://www.nicolinas.net/

2 comentários:

JLRibeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JLRibeiro disse...

o link correcto para o site é www.nicolinas.net (faltava um c)