terça-feira, 5 de junho de 2007

Pouco interessam os vencedores e os vencidos

O “Escola Alerta” é um concurso do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, que visa sensibilizar e mobilizar os alunos das escolas básicas e secundárias, de todo o país, para as questões da acessibilidade da população com deficiência, promovendo a solidariedade, a participação e a igualdade de oportunidades.

Muito mais do que palavras e frases, como a acima transcrita do dossier de imprensa, na entrega de prémios para os projectos com maior destaque do “Escola Alerta 2006/2007”, no pavilhão da escola da Augusto Gomes, Matosinhos, respirou-se confiança.

Taças entregues, discursos feitos, aplausos e largadas de balões, até um lanche compôs a tarde, mas os testemunhos reais, a coragem dos mais jovens, os que possuem deficiência e lutam dia-a-dia, e os “outros” (verdadeiramente, nesta tarde “os outros”) que trabalharam nos seus projectos é que ecoaram.

Ainda houve tempo para uma exibição do Grupo de Dança Rap da CERCIMOR e do Grupo de Dança do Espaço T. Ficam aqui algumas fotos, elas podem não falar por si, aliás carecem de som, ritmo, mas espelham muita satisfação e confiança. Meninos que fizeram parte de uma tarde animada e foram mais aplaudidos que secretários de Estado ou presidentes de Câmara.

(gostava de escrever mais ou menos isto, por outras palavras que também não sei quais e não tenho, não sei sequer como exprimir a tarde, no artigo que tenho de escrever para a próxima edição. Não posso, mas sinto)
...
FOTO 1: Grupo de Dança Rap do Espaço T desenha numa tela a forma como vê a vida... com tanta cor, rabiscos que pareciam gargalhadas, não há muito mais a explicar.

1 comentário:

MMS disse...

adorei :)e é mmo isso: pco interessam de facto os vencedores e os vencidos, até porque os verdadeiros vencedores muitas x não são os que ganham taças ou medalhas, mas os que dão a volta às limitações (serão mm limitações?)e nos dão a todos uma grande lição, beijinhos amiga paulinha*