sábado, 29 de setembro de 2007

O verdadeiro "pulguinha"


Cinco barracas, mais de 20 anos a viver em contentores, e poucos minutos bastaram para demolir o que já foi a casa de sete familias. Já estão realojados no Bairro da Biquinha em Matosinhos, mas alguns não deixaram de aparecer para dar uma última espreitadela aquilo que lhes serviu de “lar” durante mais de duas décadas.
(...)

Depois da miséria…
Perto das 11 horas da manhã, já os camiões se preparavam para recolher o entulho, as máquinas deitavam abaixo barracas de madeira e placas de zinco, em algumas ainda era visível a casa de banho improvisada, e porque quem muda de casa, muitas vezes, procura “vida nova”, no chão era possível ver alguns dos antigos pertences das famílias que saíram dos contentores junto ao Estádio do Mar.
(...)

José Moura, reformado de 60 anos, viveu durante 24 anos num dos contentores removidos. Agora vive num T2, diz ter sido “muito bem recebido” pelos vizinhos: “Passei da miséria para uma casa com sala, dois quartos, e casa de banho”, disse. O sorriso fazia antever a frase seguinte: “Estou muito bem agora, antes não tinha condições nenhumas, agora posso dizer que vivo numa casa”.
(...)
...
Demolição de barracas // Junto ao Estádio do Mar // pela Câmara Municipal de Matosinhos // 25 de Setembro de 2007

Sem comentários: