segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Momentos óbvios

Uma fuga que começou num telefonema, num impulso, continuou numa resposta positiva, acabou num reencontro de desabafos e lamentações, numa fuga óbvia.

“Aqui não”; “Aqui também não”; “Espera na Trindade”
E agora?
Aliados?
Esplanada, café, tabaco?
“Conta!”; “Desabafa”; “Eu percebo”; “Eu também”
Óbvio!
“Já vou mais leve”; “Pois…”
Repetimos?
Quando?
Esplanada, café, tabaco!
É óbvio!

...
FOTO: Esplanada dos Aliados com a Cláudia (20.Set/07)

Casou duas vezes, a primeira com o primeiro amor.
Sim, o primeiro amor…
Há pessoas que têm a sorte de cumprir o primeiro amor, e um primeiro amor não tem de ser mais verdadeiro que o segundo, apenas – não por privilégio, mera cronologia – é o primeiro!
O primeiro amor dele era mais velho. Dizem que a idade não importa no amor, como dizem que pelas leis da natureza, os mais velhos desaparecem primeiro.

Às vezes não, apesar de desta vez, nesta história (que não é história) até ser mesmo assim e ao contrario também: “Não me importava a idade. E olhe, a segunda era nova, mas também foi antes de mim”, sorriso feliz, sorriso conformado.
Casou duas vezes, a segunda com o segundo amor.
Sim, o segundo amor, porque foi segunda, por culpa, talvez e apenas, do destino: “Amei as duas. A primeira é a primeira, a segunda foi a minha melhor companhia. Amo as duas, sem ciúmes de nenhuma”.
Há pessoas que têm a sorte de cumprir o amor, uma, duas vezes… Dizem que só se ama uma vez, mas também dizem que se pode amar de maneiras diferentes muitas vezes, e dizem que amor é quem o sente…
Casou duas vezes e teve a sorte de amar as duas, provavelmente foi amado pelas duas, quis casar duas vezes, e enviuvou duas vezes.
Arriscou? Viveu. Tudo?
De sorriso nos lábios: “Não tive filhos. Não calhou”; “Ainda está a tempo”, atirei; “Agora? Só se fosse com a terceira, mas não amei mais ninguém”.
Mãos grossas, calos nos dedos, foram anos dedicados à agricultura e mais de trinta a descarregar barcos no Porto de Leixões. Reforma merecida, provavelmente uma sensação de missão cumprida e grande sorriso nos lábios.
“A faca de peixe não dá jeito nenhum”, disse-lhe a sorrir. Recebi um encolher de ombros como quem pisca o olho à delicadeza, sem intenção de confirmar o óbvio, aliás, mais atrás já se tinha falado no sabor das couves da horta, do peixe de Angeiras, do vinho do Douro, de que valia acenar ao óbvio?
Queríamos o mesmo…
E fugimos, cada qual no seu ritmo e da forma mais discreta: “Boa Sorte”, desejou (sentidamente); “Muito prazer”, respondi (agradecida).
Com 50 anos de diferença, queríamos o mesmo…
Que a espera fosse curta!
...
FOTO: Jantar de inauguração do Bar de Fuzelhas, Leça da Palmeira (21.Set/07)

Sem comentários: