terça-feira, 22 de maio de 2007

O REGRESSO DO REI








Há momentos difíceis de explicar.
Estar no estádio, num domingo, em que os chamados três grandes decidiam tudo, o primeiro lugar, a entrada na Liga dos Campeões, numa tarde em que alguns ainda queriam disputar taças de II Liga, com 29.810, por extenso: VINTE E NOVE MIL OITOCENTOS E DEZ Vitorianos a torcer pelo mesmo, a gritar pelo mesmo, é mágico, indescritível, comovente, numa palavra: U N I C O.
As fotos representam as manifestações de apoio à equipa, numa tarde em que, festa feita na semana anterior, já só importava mostrar a raça de adeptos, seguidores, apaixonados que sentem o mesmo.
O bairrismo, para muitos, confunde-se com fanatismo. Para outros é de enaltecer (comentadores que sabem pouco do que falam, mas gostam do politicamente correcto quando isso já convém outra vez, não vão os arruaceiros ficar na Liga por muito tempo).
Mas para NÓS, nem é bairrismo. É alma, sentimento, vida e coração a sentir o mesmo. MESMO Sentimos o mesmo, porque não vestimos camisolas sobrepostas, tiradas nos momentos de aflição ou de glória conforme o prazer e o querer aparecer nos jornais.
Ser vitoriano é simples, porque é ser simplesmente… VITORIANO
Se este post tivesse som, saltava no ecrã nos momentos em que se grita por Guimarães.
Se tivesse som, ouvia-se que somos o Berço da Nação.
Se tivesse som, ouviam-se os gritos e os choros.
Se tivesse som, nada se ouvia no momento em que, em coro mudo, os vitorianos se uniram em cordão humano para apoiar a equipa.
Porque somos tudo e até agressivos e contestatários.
Porque somos acima de tudo Vitorianos do primeiro lugar, ao último, da primeira à segunda, na festa e…
Desta vez, na festa, felizmente!

20 de Maio de 2007 // 16h00 // Estádio D. Afonso Henriques // Guimarães // Companheiras de suor e lágrimas: Paula Daniela e Silvi
...
(dedicado à amiga que está longe, ao adepto passivo e preguiçoso, mas convicto e sofredor, que me fez sócia só aos 19 anos, ao meu Mundo Vitoriano, e aos que estão perto e sentem o MESMO... dedicatórias a Cajudas e Flávios Meireles há muitas, de qualquer forma Obrigado e Parabéns)

Sem comentários: